China tem grandes planos para aviões. Como relatado recentemente em uma reportagem de capa da Fortune, as estatais chinesas estão despejando bilhões de dólares em um esforço determinado para quebrar sua dependência do Ocidente. Trabalhando em uma linha do tempo que surpreende analistas de negócios, a China está cobrando duro para produzir a sua versão de best-sellers , como aviões Boeing 737 e A320 da Airbus em 2014.
A Newsweek relata que já ouviu de um piloto de aviões particulares um caso de um metalúrgico de Cingapura para um destino não nomeado, onde havia oito Boeings, ainda sem pintura em um hangar gigantesco. Quatro deles estavam sendo desmontados e medidos para fazer a engenharia reversa e o metalúrgico logo se uniu à equipe de chineses que fazia o trabalho para um dia recriar a tecnologia, que pode ser este "Boning 747".
Mas e a segurança? Com tênis Hike até podermos rir, mas quando o assunto é um avião comercial, com centenas de pessoas dentro, quanto mais qualidade, melhor. Alguns dos aviões piratas chineses já ofereceram problemas no passado, como relata a publicação. O MA-60 teve diversas falhas na China, o que fez com que as próprias empresas chinesas na quisessem o modelo e assim a solução foi repassar o produto para outros países, entre os quais estavam o Zimbábue, que comprou dois e ganhou um de brinde como um "favor político". O rei de Tonga também ganhou um de presente. A reputação do MA-60 era tão ruim que a Nova Zelândia suspendeu o auxílio de turismo para país da Oceania. Um dos aviões chegou quebrar no meio da Indonésia e outro saiu da pista em Mianmar. Não houve vítimas, mas os dois países aposentaram o avião chinês.
Fonte: Newsweek