
Nesta obra o Estado investirá R$ 101 milhões. Teremos duas etapas: a primeira será a dragagem da camada inicial, retirando o material contaminado como metais pesados, esgoto e outros que já estão sedimentados no fundo dos rios (Capibaribe e Beberibe) O material dragado será levado para terreno localizado nas proximidades da BR-101, um local de transbordo onde esses restos sedimentados passarão pela análise da bacia de contenção e depois seguem para um aterro sanitário. Para este serviço será utilizada uma draga de sucção, com uma linha de tubulação para transferência do material até o local.
A segunda parte será a retirada do material não contaminado por meio de uma escavadeira até o limite do canal de navegação. Este será levado para o bota-fora oceânico – lugar apropriado para o depósito dos sedimentos dragados a uma distância de 11 km da costa. Este processo levará uma ano e meio para concluído.
Enquanto isso a Secretaria das Cidades (Governo Federal) iniciou em fevereiro deste ano o processo de licitação para a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros. São sete estações ao todo: cinco na Rota Oeste e duas na Rota Norte. As estações serão implantadas em locais estrategicamente escolhidos, permitindo a integração com o ônibus e metrô. As estações terão área de circulação e espera guichês para emissão de bilhetes, banheiros, estacionamento e bicicletário. A obra para construção das estações deve iniciar no mês de junho, depois de concluído o processo licitatório. Espera-se que, em março de 2014, os rios estejam navegáveis com o corredor fluvial em funcionamento.
Fonte:Diário de PE, meutransporte.blogspot.com.br & visita ao local.
Fotos: o2fmBloG. Simulação gráfica: site governo federal.