TÚNEL DO TEMPO: MOTOROLA TESTA TELEFONE DO FUTURO NA RUAS DE NOVA YORK.



Em 03 de abril de 1973, a empresa americana Motorola testava nas ruas de Nova York o primeiro celular realmente “portátil” como é nos dias de hoje. Era o modelo Motorola DynaTAC 8000x. Usando esse modelo Martin Cooper (diretor de sistemas de operações da empresa) fez a histórica primeira ligação de um aparelho celular Motorola, “Só estou ligando para saber se a minha chamada soa bem aí do seu lado", o poético aparelho, tinha 25 cm de comprimento e 7 cm de largura e pesava mais de um quilo. 


Motorola DynaTAC 8000x nas mãos do Martin Cooper 





Martin Cooper, hoje tem 82 anos, é  engenheiro elétrico, começou a trabalhar com a Motorola, em 1954, e foi durante o seu mandato lá, em 1973, que ele concebeu o primeiro telefone celular. Ele então passou a década seguinte trabalhando para trazê-lo para o mercado e em 1983 é comercializado nos EUA o primeiro celular realmente portátil, o Motorola 8000, custava cerca de $ 4.000, as duas mãos eram necessárias para usá-lo (abaixo).


1983 - Motorola 8000 - primeiro celular lançado comercialmente.



“Enquanto eu caminhava pela rua e falava  ao telefone, sofisticados nova-iorquinos ficavam boquiabertos ao ver  alguém realmente se movendo ao fazer uma chamada telefônica. Lembre-se que em 1973 não havia telefones sem fio e muito menos celulares. Fiz várias ligações, incluindo uma em que eu atravessei a rua enquanto conversava com um repórter do New Rádio York - provavelmente uma das coisas mais perigosas que já fiz na minha vida,”  disse Martin Cooper.

Evolução dos celulares

Fontes
http://www.dialaphone.co.uk/blog/2008/10/01/vintage-era-of-mobile-phones/
               http://www.ebc.com.br

                                                COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REPÓRTER SEM CALCINHA ENTREVISTA MINISTRO!

Em Pernambuco, Rádio Olinda AM migra para FM em 105.3 Mhz