Uber: primeiros carros autônomos ganharão as ruas ainda esse mês.

A parceria
Volvo e o Uber assinaram um acordo no começo do ano que prevê o investimento de US$ 300 milhões para o desenvolvimento de um carro totalmente autônomo. O objetivo é que ele esteja pronto para as ruas até 2021, os testes com os primeiros veículos "que andam sozinhos" ganharão as ruas neste mês, na cidade de Pittsburgh (EUA).
No entanto, não há exclusividade, e a companhia planeja fazer parcerias com outras montadoras para acelerar o processo. Além disso, o Uber não tem intenção de fabricar seus próprios carros, mas quer desenvolver os kits que preparem os veículos para não precisarem de um motorista. Em julho deste ano, a empresa comprou a Otto, uma startup que está desenvolvendo um caminhão autônomo e produz esse tipo de sistema.
Como funciona
Os usuários irão solicitar uma corrida normalmente pelo app, e a escolha pelo carro autônomo será totalmente aleatória. O passageiro escolhido para o teste, no entanto, não irá pagar pela viagem. Quando o Volvo XC90 chegar, um tablet no banco traseiro irá avisar o cliente que ele está num veículo autônomo e explicará todo o processo.

Embora o veículo seja modificado com inúmeros sensores – câmeras, lasers, radares e GPS –todas as viagens serão supervisionadas por humanos. Eles estarão no banco do motorista prontos para assumir o controle caso algo dê errado, como manda a legislação local.
Travis Kalanick, CEO do Uber, acredita que os dados coletados a partir do próprio aplicativo podem ajudar no desenvolvimento dos sistemas autônomos, já que motoristas e passageiros geram dados de mais de 160 milhões de quilômetros por dia.

Além disso, um copiloto no banco do passageiro irá fazer anotações durante o percurso, que será gravado por câmeras internas e externas. A ideia é coletar, analisar e corrigir todos os erros no menor tempo possível.
Via Gizmodo, com images Uber.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REPÓRTER SEM CALCINHA ENTREVISTA MINISTRO!

Em Pernambuco, Rádio Olinda AM migra para FM em 105.3 Mhz