70% das rádios AM já poderiam estar em FM, afirma a ANATEL.



A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) identificou que a maior parte das emissoras de rádio da faixa AM que solicitaram a migração para a FM poderiam fazê-lo imediatamente, para a atual faixa de FM. Cerca de mil e quatrocentas emissoras (78% do total, de 1.781 rádios) pediram a migração. O relatório de viabilidade da Agencia admite que pelo menos mil delas poderiam fazer a transição de forma imediata. Para os locais onde não há mais espectro, em capitais e regiões metropolitanas, a opção é utilizar a faixa estendida, que são os canais 5 e 6 de televisão que não são adequados para a transmissão de TV digital. Quem não pediu a migração tem a opção de se “regionalizar”, permanecer no serviço AM, mas com características técnicas um pouco diferentes.O processo está lento, sobretudo, por conta do preço da migração. A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) tenta convencer o Ministério das Comunicações a vincular o valor ao “potencial do estado ou município”, utilizando para isso o Índice de Potencial de Consumo (IPC), e ao tamanho da cidade. Segundo os cálculos da Abert, por exemplo, as rádios do estado de São Paulo pagariam 100% do valor e do Rio Grande do Norte, 8%, estipulado um mínimo de R$ 25 mil. Cidades com menos de 10 mil habitantes teriam um desconto.
Na primeira semana de outubro (2015) durante congresso de radiodifusão promovido pela Abert em Brasília, o vice-presidente da Anatel, Rodrigo Zerbone, afirmou que “a questão do preço ultrapassa a competência da agência e tem sido tratada pelo ministério”. 
— O preço é algo essencial para a gente concluir. Temos conversado com o ministério, tentado sensibilizar na discussão interna da necessidade de que precificação seja feita respeitando a situação econômica das emissoras, que tem hoje o negócio dela na prestação de serviço na faixa ondas médias que obviamente tem características de potenciais econômicas diferentes da faixa FM.

AM - Vem de "Amplitude Modulation" ou modulação (do áudio) em amplitude.
FM -  Vem de "Frequency Modulation" ou modulação (do áudio) em frequência.




Fonte:Anatel.

http://o2fm.net/ acesse e ouça!
(Também via TUNE IN, busque por o2fm.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REPÓRTER SEM CALCINHA ENTREVISTA MINISTRO!

Radio Clube de Pernambuco "A pioneira" em breve será apenas mais uma Globo AM